Santa News

A topnotch WordPress.com site

A VIDA DOS INDÍGENAS ATUALMENTE

Autor: Caio Bueno

Editor: Lucas Alvarenga

5º ano F

Imagem

Dia 19 de abril é comemorado o dia do Índio e para comemorar a data é comum que as crianças pintem o rosto e façam enfeites que imitam cocares para colocar na cabeça. Esses são dois costumes conhecidos dos índios, mas eles têm muitos outros hábitos que estão se modificando ao longo do tempo.

O hábito de tomar banho todos os dias, nós já herdamos desses povos, assim como algumas palavras, como abacaxi e outras que dão nome a cidades por todo o Brasil, como Itacarambi e Itabirito.

Hoje são 230 povos e pelo menos a metade vive quase que exclusivamente das fontes tradicionais (caça e pesca), como os Piripitura que vivem no Mato Grosso, enquanto outros já sabem usar computador, falam português e até atuam como políticos. Como você pode perceber, não dá para generalizar o modo de viver dos índios, porque cada grupo vive de um jeito.

Muitas pessoas se lamentam por pensarem que os indígenas estão perdendo sua cultura, por ficarem cada vez mais parecidos com os homens brancos, mas os indígenas se defendem: “O modo de vida de toda sociedade se transforma com o passar do tempo e conosco não poderia ser diferente”, diz o cacique Tui, da tribo Piripitura, 63.

Nos dias atuais existem muitos índios que vivem em casas que tem luz elétrica ou até mesmo em grandes centros urbanos. “As pessoas normalmente têm uma imagem do índio de 1500, da época da colonização, que vive na mata e é alheio às tecnologias. Na verdade tudo caminhou, inclusive nas comunidades indígenas. A cultura é mutável mesmo, não é fixa”, explica Verônica Mendes Pereira, 48, mestre em educação de escolas, indígena e professora do curso de licenciatura indígena da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – ela dá aula para os professores índios para que eles possam ensinar melhor aos seus alunos indiozinhos nas escolas.

 

A criação da data

Criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, a data 19 de abril foi a escolhida para celebrar o dia do índio. A escolha foi uma homenagem ao 1º Congresso Indigenista Interamericano, um evento realizado no México, em 1940, que reuniu representantes de países da América para tomar decisões políticas importantes.

A história de convivência entre homens brancos e índios não é pacifica, mas repleta de guerras. Por este motivo os indígenas demonstraram-se resistentes a participarem do evento. Depois de alguns dias, porém, resolveram dar um voto de confiança e foram à reunião no dia 19 de abril.

A partir de então a data entrou para a história em uma homenagem aos indígenas, tão importantes na formação do povo brasileiro.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 15 de setembro de 2012 por em Uncategorized.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: